domingo, 29 de março de 2015

Retomando o Caminho de Casa


Uma coisa maravilhosa que acontece nessa vida é que sempre que caímos ou nos desviamos da Luz, o Universo se movimenta para nos mostrar a direção certa que deveríamos tomar. Pode ser que tenhamos nos envolvido com sentimentos de baixa vibração e deixado de lado o caminho do coração. Talvez tenhamos nos embrenhado em caminhos tortuosos cultivando sentimentos de raiva, inveja ou até mesmo de baixa autoestima. Caminhos que com certeza nos levaram à dor e ao sofrimento...

Bem, em qualquer um desses casos, o Plano Divino sempre irá cuidar de nos mostrar o caminho de volta para casa, pois o seu Amor Infinito está sempre pronto a nos dar novas oportunidades de entendimento. O Universo reage ao desequilíbrio gerado por nós através da lei do karma, dando-nos a chance de viver as consequências geradas pelas más escolhas que fizemos, que certamente foram baseadas na ilusão da separatividade, no nosso egoísmo.

Assim, o Plano Divino nos mandará recados que podem se manifestar de diversas formas, como advertências ou impulsos... portas que se fecham, outras que se abrem, pessoas que se vão, outras que chegam... doenças, convites, acidentes, perdas etc..

Apesar da linguagem espiritual às vezes ser um pouco metafórica, todos nós temos a capacidade de perceber os sinais que o Universo nos envia, e geralmente logo após nos recuperarmos de uma queda ou de um desvio tendemos a seguir os conselhos do nosso coração, a caixa de ressonância entre nós e o Todo; o problema é que, lá adiante, podemos ser enganados novamente pelo nosso ego e ter novas recaídas.

Então, é importante perceber o recado, compreender com profundidade as lições que o Universo preparou para nós e retomar o caminho de volta com a determinação de não cair novamente. Precisamos estar atentos e não nos deixarmos levar novamente pelo nosso ego. Algumas chaves para isso são: em primeiro lugar a humildade, a aceitação de nós mesmos, o desapego em relação à nossa personalidade, depois precisamos aprender a ouvir o outro, a aceitá-lo como ele é, aprendendo assim a somar as diferenças. Outros pontos importantes são: pensar e expressar apenas coisas positivas, dar mais de si mesmo sem esperar nada em troca, fazer as coisas por amor não ambicionando reconhecimento ou agradecimentos... tentar ver a vida sempre como uma dádiva, uma grande oportunidade de nos lembramos de quem somos realmente como seres espirituais.

Se seguirmos esses exercícios ficaremos mais fortalecidos e com a mente limpa... tornando-nos mais capazes para seguir adiante corajosamente pelos altos e baixos da vida...

Quando realmente aprendemos com os tropeços e desvios, retomamos o caminho com mais alegria, paz, equilíbrio e a nossa volta pra casa se torna leve e clara. Tomamos a simplicidade como uma forma de viver mais significativa e gratificante. Aos poucos, vamos perdendo a necessidade de buscar fora, compreendendo que tudo o que nos acontece tem o mesmo objetivo: elevar-nos. Isso significa que podemos perceber a espiritualidade em tudo o que existe, desde o momento em que nascemos até o momento do nosso último expirar.

E outra coisa que nos causa imensa paz é que podemos sentir que somos amparados e acompanhados pelo Amor Divino desde sempre em toda a nossa trajetória eterna de volta pra casa... em direção à Harmonia Universal...
Marta Magalhães
***********

Todos os caminhos são os mesmos, conduzem ao nada. São caminhos que vão através do mato. A única questão é se o caminho tem um significado. Se o tiver, é um bom caminho. Se não, não tem utilidade. Se o caminho é o amor, o fim não tem importância, o processo terá coração.
Tais

domingo, 22 de março de 2015

O vínculo

"Quando o homem e a mulher se aceitam mutuamente como tais, a consumação de seu amor cria um vínculo. Esse vinculo é indissolúvel. Isto nada tem a ver com a doutrina moral da Igreja sobre a indissolubilidade do matrimônio. A realização do amor cria uma ligação, independentemente do casamento e de qualquer rito externo.

A existência de uma tal ligação é percebida pelos seus efeitos. Por exemplo, o homem que se separa levianamente de uma parceira a quem estava vinculado dessa forma pela consumação do amor, via de regra não conseguirá conservar uma segunda parceira num outro relacionamento. Pois esta percebe o seu vínculo com a parceira anterior, e não ousa tomá-lo plenamente. Quando um homem abandona uma mulher e se casa de novo, talvez sua segunda mulher se considere melhor que a primeira e diga: "Agora eu o tenho para mim". Ela entretanto o perderá. Nesse próprio triunfo o perde, pois reconhece o vínculo desse homem com a sua primeira mulher.

Então ela não o assumirá completamente. Nas constelações familiares, pode-se perceber que uma segunda mulher se distancia um pouco do homem. Ela não ousa colocar-se perto dele, pelo fato de não ser sua primeira ligação, mas a segunda.

A profundidade de um tal vínculo pode ser avaliada pelo seu efeito. A separação do primeiro amor é a mais difícil de se conseguir. É a mais dolorosa. Quando uma segunda ligação se desfaz, a dor é menor. Numa terceira, é ainda menor.

Essa ligação não é porém sinônimo de amor. O amor pode ser pequeno e o vínculo profundo. Inversamente, o amor pode ser profundo e a ligação pequena. O vínculo se origina do ato sexual. Por isto, ele também nasce de um incesto ou de um estupro. Para que mais tarde uma nova ligação seja possível, é preciso que a primeira seja corretamente resolvida. Ela é resolvida quando é reconhecida e quando é honrado o respectivo parceiro. Quem amaldiçoa o primeiro vínculo impede uma ligação ulterior.

Homens e Mulheres

Quero também dizer mais alguma coisa sobre a ordem do amor na relação do casal. Este tema nos fala mais de perto. Muitos se envergonham disso, como se fosse algo que a gente deveria ocultar. Aquilo que diferencia os homens das mulheres, que realmente os diferencia, é escondido. Ou, pode-se dizer também, é protegido. Pois é o lugar onde cada um é mais vulnerável. É o lugar próprio da vergonha. Vergonha significa, neste contexto, que eu guardo alguma coisa, para que nada de mau aconteça. E é o lugar onde nos sentimos mais entregues.



Alguns falam depreciativamente do instinto sexual e esquecem que ele é a força real e mais profunda, que tudo mantém unido e dirige, que toma cada pessoa a seu serviço, sem que ela possa se defender. Pela pura razão, ninguém se casaria ou teria filhos. Só esse instinto consegue isso. É através dele que estamos em sintonia mais profunda com a alma do mundo. Esse instinto é o que existe de mais espiritual. Todo entendimento e toda consideração racional empalidecem diante da força que atua por detrás desse instinto.

A ordem do amor entre homem e mulher exige portanto, em primeiro lugar, que o homem admita que lhe falta a mulher, e que ele, por si só, jamais poderá alcançar o que uma mulher tem. E exige igualmente que a mulher admita que lhe falta o homem, e que ela, por si só, jamais poderá alcançar o que o homem tem. Então ambos se experimentam como incompletos e admitem isto.

Quando o homem admite que precisa da mulher e que só através dela se torna um homem, e quando a mulher admite que precisa do homem e só através dele se torna uma mulher, então essa carência os liga um ao outro, justamente pelo fato de a admitirem. Então o homem recebe o feminino como presente da mulher, e a mulher recebe o masculino como presente do homem.Imaginem agora um homem que desenvolve em si o feminino e uma mulher que desenvolve em si o masculino, como muitos consideram ideal. Se esse homem quiser se ligar a essa mulher, qual será a profundidade dessa relação? No fundo, eles não precisam um do outro. Inversamente, quando o homem renuncia ao feminino e a mulher ao masculino, então eles precisam um do outro e isto os mantém juntos." Simone Arrojo 
*********
Muitas vezes, na maioria delas eu diria, o pai ou a mãe busca um terapeuta para o filho. Inicialmente faço uma sessão de família com  todos os elementos que a compõe.
A questão que provoca a dificuldade no filho normalmente está nos pais ou em seus emaranhados familiares.
Se a questão é pontual trabalho as sessões com a família intercalando algumas com o filho e  a mudança de postura dos pais é necessária quase sempre.
Se a situação mostra um emaranhado sistêmico indico a Constelação Familiar, onde, através do sistema familiar do cliente, poderemos constatar o que realmente aconteceu. E quando existem relações anteriores ( do pai ou da mãe) que foram mal concluídas, pode-se constatar a influência destes parceiros anteriores como uma manifestação ( no filho) para que a família olhe para esta situação com respeito e amor. Fica visível no sistema familiar o alívio que isso proporciona.
Esta é uma das razões porque sempre indico para os clientes que assistam as Constelações Familiares, mesmo que não venham a fazer uma constelação própria. Podemos fazer mudanças em nossos conceitos só de observar as consequências de determinadas atitudes - como por exemplo - terminar um relacionamento com sentimento de raiva. E é possível concluir algo, mesmo que de forma dolorosa, com respeito.
Venham conhecer as Constelações Familiares e Organizacionais. Neste sábado 28 de março , o grupo estará reunido às 10 horas.
Uma excelente semana à todos vocês.
Tais

domingo, 15 de março de 2015

A Indignação


Quando nos tornamos indignados sobre uma situação qualquer, parece que estamos do lado do bem e contra o mal, do lado da justiça e contrário à injustiça. Parecemos então ser aquele que intervém entre o agressor e sua vítima de modo a impedir um mal maior. Contudo, pode-se também intervir entre eles com amor, e isso seria, com certeza, melhor. Assim, o que o indignado quer? O que ele realmente obtém?

O indignado se comporta como se ele próprio fosse uma vítima, embora não seja. Ele assume o direito de exigir uma reparação do agressor embora nenhuma injustiça tenha sido feita, pessoalmente a ele. Ele assume a tarefa de advogado das vítimas, como se ele tivesse dado a ele o direito de representá-las; e fazendo assim, deixa as verdadeiras vítimas sem direito.

E o que faz o indignado com esta pretensão? Ele toma a liberdade de fazer coisas más aos agressores sem medo de qualquer consequência ruim para sua própria pessoa; pois suas más ações parecem estar a serviço do bem, e assim elas não temem qualquer punição. De modo a manter sua indignação justificada, tal pessoa dramatiza tanto a injustiça sofrida pelas vítimas quanto as consequências das ações da parte culpada. Ela intimida as vítimas a verem a injustiça pelo mesmo modo com ela mesma vê. De outro modo, caso as vítimas não concordem, tornam-se suspeitas e alvo de uma indignação justificada ,como se elas mesmas fossem agressores.

Da perspectiva da indignação é difícil para as vítimas deixar seu sofrimento ir embora, e é difícil para os agressores deixarem sua culpa ir embora. Se às vítimas e aos agressores for permitido encontrar uma resolução e uma reconciliação por seus próprios meios, elas podem se permitir, uma a outra, um novo começo. Mas se a indignação entra em cena, tal resolução é muito mais difícil, pois o indignado, geralmente, não fica satisfeito até que o agressor tenha sido completamente destruído e humilhado, mesmo que isto, ao ser feito, intensifique o sofrimento das vítimas.
A indignação é em primeiro lugar uma questão de moralidade. Isto quer dizer que o indignado não está realmente preocupado em ajudar outra pessoa, mas comprometido com uma certa demanda para a qual ele se proclama o executor. Deste modo, ao contrário de alguém que ama, tal pessoa não conhece nem contenção, nem compaixão.

"Nós estamos liberados do mal quando podemos, serenamente, deixá-lo ir."
Texto de Bert Hellinger
************

domingo, 8 de março de 2015

Milagres que voce pode criar

"Você sabe que existem quatro tipos específicos de milagres que pode criar? Veja:


1. Milagre de ação positiva

Este tipo de milagre acrescenta uma dimensão positiva à sua vida. Se você recebe um aumento de salário inesperado ou encontra o homem ou a mulher dos seus sonhos, esses milagres aumentam a qualidade do dia-a-dia de sua vida física.

A chave para trazer milagres de ações positivas para a sua vida é ver todos os acontecimentos como oportunidades em vez de obstáculos. Você deseja essas oportunidades, porque oferecem-lhe a oportunidade de transcender a sua natureza. Como?
Obstáculos desencadeiam reações dentro de você. Você se preocupa. Você fica triste. Você se estressa. Você se lamenta. Se você continuar a fazer isso, pode apostar o seu último centavo que os milagres não virão em sua direção.
De qualquer maneira, se resistir ao desejo de reagir a um obstáculo, e se você o ver por aquilo que ele realmente é – a oportunidade de ir acima da sua natureza instintiva – um milagre de igual proporção estará a caminho para você. Não se iluda. Esta é a forma como as coisas realmente funcionam.

2. Milagre de remoção
Este tipo de milagre retira os elementos negativos da sua vida. Exemplos que incluem ser curado de uma doença grave, ter um inimigo perigoso e de repente ele se afasta para uma nova cidade, ou entra dinheiro inesperado para remover todas as suas dívidas. Estes são todos milagres de remoção.
A chave para a efetuar os milagres de remoção, é ver a dor do passado que você sente agora. Quer seja física, mental, financeira ou de natureza espiritual, o que lhe causa dor também faz com que você reaja a isso.
Neste cenário, as suas reações podem incluir auto-piedade, sentindo-se como uma vítima, ou sentindo pena de si mesmo. Esse tipo de comportamento “natural” mantém as leis naturais do universo, o status quo. Quando você aceita a responsabilidade da sua dor, e percebe que ela é o retorno do seu comportamento rude – nesta vida ou numa vida passada – você ativa o poder dos milagres.

3. Milagre de evitar
Este é um dos milagres mais difíceis de reconhecer, porque envolve saber o que não aconteceu com você. Suponha que você descubra que um amigo o insultou pelas costas. Você tem boas razões para arrasar essa pessoa. Mas, até ao fim deste artigo você decide resistir ao desejo de vingança. Você erguer-se acima das emoções e da dor, e você trata o seu amigo com dignidade e gentileza. Você percebe que foi apenas a lei da causa e efeito “jogando”, porque provavelmente feriu este amigo de outra forma, em algum momento anterior.
Uma semana depois, você está dirigindo para o trabalho. Um carro está destinado a bater em você quando atravessar um cruzamento especial depois do farol ficar verde.
A energia do milagre envolve-o enquanto espera no farol vermelho naquele fatídico cruzamento. De repente, você decidi mudar a estação da rádio e procura uma música melhor. Quando olha para baixo para mudar a estação, não percebe que o farol acabou de ficar verde.
Poucos segundos passam até você mudar o rádio. De repente, o carro que supostamente ia bater em você atravessa o cruzamento. Enquanto isso, você encontra uma grande música no rádio, e agora olha para cima, e vê o farol verde e dirige com segurança para o trabalho – sem nunca saber o quanto esteve perto do desastre.

4. Milagre progressivo
De certa forma, este é o tipo de milagre menos dramático, mas é tão importante quanto qualquer um dos outros. Como a maioria das pessoas, você provavelmente trabalha em direção a objetivos que realmente deseja alcançar na sua vida, este processo pode demorar anos ou mesmo décadas. Encontrar um cônjuge, a construção de uma casa, ter dinheiro suficiente para viajar, ou se tornar um ator ou cantor de sucesso, são exemplos.
Este milagre progressivo ocorre quando algo que deveria ter tido à muito tempo, mas ainda não tem. Um dia, ele só se apresenta, sob a forma de amor à primeira vista, um vendedor ansioso, uma grande oportunidade de negócio, ou um telefonema inesperado que o impulsiona para o centro do palco.
Isto não é apenas sorte ou boa fortuna. Você fez isso acontecer cada vez que superou o seu ego e optou por ser proativo em vez de reagir.
Você sabe que é responsável pela produção de todos os milagres na sua vida, e esta é a maneira que Deus quer. Como gradualmente transforma a sua natureza, passo a passo, você gradualmente liberta o poder de realizar milagres.
Acontece medida por medida. O seu grau de transformação pessoal interno corresponde diretamente ao nível da sua capacidade de fazer milagres. Se você não está a atrair os milagres, é porque é a mesma pessoa que era à 10, 20 ou 50 anos atrás.
No entanto, o próprio ato de ler estas palavras, começa o processo de mudança em movimento."
Yehuda Berg

**********

É incrível como temos "gravado"em nosso íntimo o negativo... 
Ao modificarmos este estado através dos "Milagres"  sugeridos acima tudo se transformará mesmo que estejamos presentes em um mundo negativo, agressivo, egoísta etc... A força da "mente coletiva" fica automaticamente menor  quando modificamos nosso  estado mental.
A prosperidade,  ao contrário do que nos leva a pensar esta palavra, não é apenas financeira. Na Prosperidade está implícito todos os âmbitos de nossa vida: harmonia familiar é prosperidade; realização profissional é prosperidade; vida social ativa é prosperidade; desenvolvimento espiritual é prosperidade; vida financeira bem sucedida é prosperidade também... Temos a tendência de ouvir a palavra prosperidade e imediatamente associá-la ao dinheiro, ao financeiro.  Mas este aspecto é apenas consequência de um conjunto de atitudes, forma de vida e pensamentos nossos.
Aplicar os milagres sugeridos, buscar auxílio se encontrar dificuldades ao fazê-lo de maneira solitária e ter uma vontade firme, aliada ao positivo o levará impreterivelmente à uma vida melhor, creia!
Boa semana e às mulheres -  um Feliz dia das Mulheres. Que sejamos o complemento de tudo que falta, que sejamos companheiras, orientadoras, e que consigamos espalhar amor à humanidade e à nossa família, tornando assim o planeta um lugar melhor para se viver. Pequenos gestos têm grandes resultados...
Taís

domingo, 1 de março de 2015

Menos ego, mais paz


"Vivemos uma crise de valores, pois perdemos o contato com nossa essência. A importância de ser foi substituída pela necessidade de ter e, em tempos de redes sociais, por outra complementar: a de mostrar que se tem. É culpa do nosso ego, que anseia por poder, aprovação e controle de tudo e de todos o tempo inteiro.

O ego é o grande vilão dessa história. Ele gera sofrimento, nos afastando do imenso e verdadeiro poder que guardamos dentro do coração. Saber disso já é um bom primeiro passo. Mas é preciso
fazer um exercício diário para tentar mudar. Por isso proponho seis novas atitudes para transcendermos esse ego individualista e passarmos a agir de acordo com o ego voltado para a coletividade. Você topa?

1- Quando se ofender, deixa pra lá
É comum nos sentirmos atingidos por pouco. Basta agir de modo que não nos agrade. Não podemos forçar uma pessoa a ser o que queremos que seja. Numa hora dessas avalie a situação pelo ângulo da teoria dos espelhos. Muitas vezes vemos no outro o que temos dentro de nós e não queremos admitir. E vale lembrar que cada um age conforme o seu momento e as próprias necessidades.Ou seja, talvez nada tenha a ver com você. Em vez de contra-atacar, pense que não é pessoal e fique na sua.

2- Não se preocupe em só vencer
Alimentamos essa expectativa, não é mesmo? E o nosso ego nos rotula como vencedores ou perdedores e, desde cedo, recebemos
condicionamento para fazermos parte do primeiro grupo a qualquer custo. Vamos nos conscientizar, porém, de que é humanamente impossível ganhar sempre. Em um momento ou outro, alguém será melhor do que você. O importante é lutar, competir. Derrotas e vitórias fazem parte do jogo da vida. Ficar em paz, acredite, vale mais do que receber qualquer troféu. Aliás, experimente se desapegar dessa necessidade e as vitórias surgirão naturalmente.

3- Não queira ter sempre razão
O que isso importa, afinal? O ego rotula as coisas como certas ou erradas e pretende se manter no comando. Se você acredita no que pensa, ótimo. Mas é preciso aceitar a opinião dos outros, pois somos diferentes. Digo que é muito chique estar com a razão e não ter necessidade de mostrar isso a todos, doa a quem doer. Evita constrangimentos e brigas.

4. Não se sinta melhor do que ninguém
Somos todos iguais. Devemos respeitar as pessoas independentemente de raça, credo ou status social. Sim, é válido mantermos a intenção de nos transformarmos em seres humanos melhores todos os dias, mas sem nos sentirmos superiores por isso. Lembre-se de que a lei do dar e receber é infalível: se entregamos ao mundo só arrogância, atraímos pessoas igualmente cheias de soberba.

5. Não queira mais e mais
Para que tanto? O ego é um saco sem fundo e nunca se satisfaz.
Não importa quan­to você se esforce, ele sempre vai achar que está aquém do que merece e desejar além. Quanta energia gasta à toa! Na verdade, precisamos de pouco, muito pouco, para sermos felizes. Então, por que não tornamos nossa vida mais simples e deixamos a porta escancarada para a felicidade?

6. Não ligue para a opinião alheia
Muito menos espere reconhecimento. Apenas mantenha o foco nas suas realizações e nunca perca de vista seus princípios éticos. Ok, o ego quer controlar tudo e se preocupa com o que os outros pensam de você. Mas liberte-se. O Universo irá conspirar a seu favor trazendo várias e preciosas oportunidades."
Marcia de Luca
**********
Procure praticar esses conceitos, dê tempo ao tempo e...a vida 
sorrirá mais e mais para você!
Tais