domingo, 28 de setembro de 2014

Do sonho à realização dos objetivos

"Milhões de pessoas oram todos os dias pedindo que lhes seja mostrado o caminho, que tenham forças e fiquem livres dos perigos. Entretanto, poucas pessoas se perguntam para onde estão indo, o que querem realmente da vida, o que vão verdadeiramente ganhar ou perder quando chegarem lá. Mas como, se nem sabem para onde querem ir?

Antes de procurar o caminho devemos especificar nossos objetivos. Estes devem estar alinhados com os nossos valores, nossos princípios orientadores, dos quais não queremos e não podemos nos afastar. É como diz o escritor norte-americano John Schaar:"O futuro não é o resultado de escolhas entre caminhos alternativos oferecidos pelo presente, e sim um lugar criado. Criado antes na mente e na vontade, criado depois na ação. O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Os caminhos não são para ser encontrados e, sim, feitos. E a ação de fazê-los muda ambos, o fazedor e o destino."

Objetivos respondem a pergunta "O que eu quero alcançar?".Liste seus objetivos por escrito. Não importa quais tipos de objetivos você tenha em mente. Eles devem ser escritos. O que não merece ser escrito, não merece ser realizado.

PLANO DE AÇÃO
Uma vez escritos seus objetivos, faça o seu plano de ação. Responda a essas perguntas:

O que preciso fazer para alcançar os meus objetivos? 
Quais recursos já tenho e de quais recursos vou precisar? 
Quem pode me ajudar? 
Esses objetivos dependem somente de mim, ou dependem também de outras pessoas? 
Em quanto tempo quero isto realizado? Estabeleça uma data limite.

ESTRATÉGIAS
Respondidas essas perguntas acima é hora de pensar nas estratégias. Como conseguir os recursos? Como convencer outras pessoas a me ajudarem? Quantas horas por dia, por semana, devo me dedicar a cada projeto? A palavra estratégia,significa "arte do general", do francês stratégie; "oficício ou comando do general", do grego strategia. Como a etimologia evidencia, estratégia tem a ver com a preparação detalhada e cuidadosa para a batalha. O general que for para a batalha sem se preparar está condenando o seu exército a sangrar, o seu país à derrota no campo de batalha.


EVIDÊNCIAS SENSORIAIS
Estabeleça as evidências sensoriais orientadoras. Evidências são os sinais, os indicadores de que estamos no caminho certo. Se um dos meus objetivos é fazer um curso em outro país, visitar o site da universidade é um indicador. Escrever um e-mail pedindo informações e a resposta desse e-mail é outro indicador. As pessoas em geral não valorizam nem prestam atenção às pequenas coisas que fazem nem ao que acontece diariamente. Depois ficam frustradas quando não conseguem ou se surpreendem quando seus objetivos são alcançados meio "ao acaso". A construção de um edifício é resultado de uma infinidade de pequenas ações continuadas e ininterruptas. Milhares de tijolos são assentados um a um. Porém o edifício só fica pronto depois de um último detalhe final, como a instalação da última tomada elétrica, que sozinha representa muito pouco, diante de tudo que foi feito.


AÇÃO
Não fique somente no sonho. Parta para a ação. Lembra da música de Milton Nascimento? "Longe se vai sonhando demais, mas onde se chega assim?" As pessoas bem sucedidas são muito focadas. Trabalham muito para conseguirem o que querem.


CONTROLE MENTAL
Esteja atento aos seus pensamentos e estado emocional. Pensamentos são como pequenas pessoas falando dentro de nós. Essas conversas ocultas determinam o que vamos fazer, que caminho vamos seguir. Nossos pensamentos mudam o tempo todo, e nunca sabemos qual será o nosso próximo pensamento até que ele apareça. Não posso controlar meu próximo pensamento, mas posso controlar o meu pensamento atual. Por isso, escute atentamente o que está falando para você mesmo.

Quando olha para seus objetivos, você diz que eles são grandes demais ou pequenos demais? 
Quantas vezes você já disse que sonhos são bobagens? 
Quantas vezes você já disse que não pode? 

NÃO DIGA QUE NÃO PODE
Diga que não quer. O ser humano é capaz de realizar qualquer coisa, desde que acredite e se comprometa. Há uma fase famosa de Henry Ford sobre isso: "Se você disser que pode, você está certo. Se disser que não pode, você também está certo."

Não estamos falando aqui de coisas absurdas, como mergulhar e explorar as profundezas do oceano sem treino e sem equipamento. Estamos falando de objetivos reais, como concluir um mestrado, comprar a casa dos seus sonhos, conseguir formar seus filhos na faculdade, conquistar um novo emprego ou ser promovido no seu emprego atual.

Nossos pensamentos orientam nossas ações e nossos estados emocionais."Nossos pensamentos orientam nossas ações e nossos estados emocionais." Quando pensamos o quanto somos abençoados, o quanto a vida é bela, e o quanto somos privilegiados, entramos num estado de graça emocional. Temos mais disposição, nos tornamos mais alegres, mais fortes e mais felizes. Mas quando dizemos que a vida é dura, que as coisas estão difíceis, e quando vemos os desafios como grandes problemas, como barreiras difíceis de superar, ficamos tristes, enfraquecidos, nos sentido como vítimas, pobres criaturas, abandonadas à própria sorte, sem controle do nosso destino.

Crie o hábito de fazer pelo menos uma ação diária em direção dos seus objetivos. Nosso corpo, nosso cérebro e nossa mente são condicionados pelos nossos pensamentos e nossas ações. O condicionamento é uma coisa incrível, quando nos condicionamos a fazer tudo que precisa ser feito. É, porém, um inimigo implacável, quando nos deixamos levar pela correnteza da vida, quando cantamos a música do Zeca Pagodinho: "Deixa a vida me levar, vida leva eu".

Portanto, não fique aí parado. Estabelecido o objetivo, faça o seu plano de ação e comece a agir imediatamente, acredite em você mesmo, acredite na vida e nas pessoas, parta para a ação, seja persistente. Observe o curso do caminho e vá fazendo os ajustes de percurso quando estiver se afastando do destino. Você se surpreenderá com os resultados." 

Claudio Domingos
*********
Defina o que deseja concretizar e aprenda a fazer um plano de ação



Este Ciclo de Estudos da Prosperidade ajuda em muito na organização de nossas metas e objetivos. Nele elaboramos nosso projeto de vida anual e recebemos ajuda para conseguir a concretização do mesmo.
No próximo dia 12 de outubro - no Hotel Pestana Curitiba - será oportunizada àqueles que se interessarem, uma palestra esclarecedora ( gratuita) acerca desta proposta de Vida.
Eu recomendo. São turmas com empresários, profissionais liberais que buscam aperfeiçoar-se na busca da prosperidade financeira, emocional, familiar, espiritual e social. Uma oportunidade para receber orientação, fortalecer a postura mental visando a conquista de seus objetivos. 
Veja a página:
https://www.facebook.com/ciclodaprosperidade/posts/635288679925058?fref=nf
Confirmação de sua presença através  do email: ciclo2012@sercomtel.com.br, até o dia 09/10/14.
Boa semana
Taís

sábado, 20 de setembro de 2014

Uma boa reflexão em tempos de campanha política


LIDERANÇA – Bert Hellinger


Quem lidera vai na frente como numa competição e é seguido por outros que querem ultrapassá-lo e assumir a liderança. Quem lidera é superior, mesmo que por pouco tempo.


A luta pela liderança e pela superioridade é essencial para o desenvolvimento em muitos setores. Ela possibilita o progresso.


Há pessoas que preferem seguir e apoiar a liderança, em vez de assumi-la. Elas ganham com a liderança de outros ou se identificam com ela, sem interferir pessoalmente nessa luta. É o caso dos espectadores, que dizem “estamos na frente” ou “ganhamos”, sem que tenham colaborado pessoalmente para isso.


Liderar também significa estar à frente de um grupo ou de um movimento. Um primeiro ministro ou um presidente lideram uma nação, um general lidera um exército, um patrão lidera sua empresa.

Liderar significa, ainda, levar a alcançar uma meta, por exemplo, através de um caminho ou um método ou levando outras pessoas a atingirem um objetivo.

Liderar também significa influenciar: por exemplo, liderar a opinião pública.

Liderar significa igualmente determinar a meta a ser alcançada, por exemplo, através de um plano. Significa também propor metas mais amplas através de uma religião, uma filosofia, uma visão do mundo, uma imagem da ordem.

Muitos que lideram sentem-se liderados, como acontece com os grandes fundadores de religiões. Lideram porque se sentem chamados e convocados. Há outros que também se sentem chamados, como muitos políticos, para quem a sua liderança é legitimada por uma força superior. Já ficou demonstrado como isso pode ser perigoso.

Existe, porém, uma condução interior silenciosa, por exemplo, através da compreensão. Quando permanecemos modestos e sem reivindicações, ela conduz outros através de nós, sem que se sintam liderados do exterior. Essa é uma forma de condução em que todos se sentem sintonizados com uma alma comum.

**********
Quem tem a verdadeira liderança?
"O Brasil precisa de líderes políticos transformadores, capazes de empreender reformas e assim ampliar o potencial de crescimento e bem-estar. São pessoas aptas a mobilizar a sociedade e a classe política para enfrentar e resolver problemas, o que implica em motivar, seduzir, agregar, organizar, orientar, focalizar. O líder virtuoso precisa ter visão de futuro, habilidade para construir maiorias no Congresso e capacidade para identificar e atacar os problemas mais relevantes.
Rever opiniões, reconhecer erros e considerar novas realidades são igualmente atributos do líder sensato e verdadeiro. Fluência verbal, carisma e capacidade de se comunicar são características requerida nas modernas democracias de massas, pois é assim que o líder transmite mensagens, idéias e estímulos para o exercício do cargo de presidente. Isso seria o mesmo que menosprezar a boa política.
Não creio que a experiência administrativa seja condição imprescindível...
O presidente precisa ter qualidades de gestor, mas estas diferem radicalmente da associadas ao cotidiano da administração pública.
Cuidar diretamente de obras, programas e outras atividades governamentais não é, definitivamente, a característica esperada de quem exerce o maior cargo do pais. Essa é a responsabilidade de seus ministros, e na maioria dos casos, das pessoas escolhidas para gerir os órgãos da administração direta e indireta da União."
Revista Veja - Mailson da Nóbrega

domingo, 14 de setembro de 2014

A Autoproteção que sabota a sua vida




"Os processos de autossabotagem acontecem por diversas razões. E uma dessas razões é a tentativa inconsciente de proteger a si mesmo. Vou explicar como isso funciona.

Imagine uma mãe que sempre fala pra filha: cuidado, os homens não prestam, são todos iguais. Todos eles traem e decepcionam. Essa menina se torna adulta e quer ter um relacionamento sério. No entanto, ela percebe que seus relacionamentos sempre dão errado de alguma forma e ela nunca consegue se realizar nessa área. Ela só se interessa por quem não se interessa por ela. Ou então, quando engata um relacionamento, ela perde o interesse rapidamente, ou ainda, acaba tendo brigas que levam ao término do relacionamento.

E pra essa mulher parece que ela tem má sorte no amor. Tudo dá errado. Tudo conspira contra. Mas, no fundo, sem perceber, ela dá um jeito de sabotar seus relacionamentos pra que realmente não deem certo. Afinal de contas, tem uma informação gravada no seu inconsciente que diz que os homens não prestam e a farão sofrer. Assim ela está apenas se protegendo. Mas essa proteção, que seria pra prevenir um sofrimento, gera outros tipos de sofrimento com a falta de realização na vida amorosa.

Uma coisa semelhante ocorre também na parte financeira. É muito comum as pessoas associarem dinheiro a coisas negativas. Dinheiro é sujo. Dinheiro corrompe. Dinheiro muda as pessoas. Dinheiro afasta do caminho espiritual. Dinheiro tira a paz interior e causa discórdia. Com essas crenças gravadas, seu inconsciente vai dar um jeito de impedir o seu progresso financeiro pra que você não tenha uma coisa que traz tantos males.

O consciente e o inconsciente travam uma batalha. Por um lado a mulher quer se casar e encontrar um bom relacionamento, esse é o seu lado racional. O lado emocional e inconsciente diz que isso é perigoso e que trará muito sofrimento. E essa parte inconsciente é muito mais ampla e profunda, tem um poder sabotador imenso. Ela vai contaminar as escolhas e a forma de interpretar o mundo pra afastar a pessoa do aparente perigo.
Com o dinheiro é a mesma coisa. Por mais que racionalmente você diga que deseja mais prosperidade, se você carrega essas crenças negativas que ligam o dinheiro a coisas ruins, o seu inconsciente, que é infinitamente mais esperto que o seu lado racional, vai dar um jeito de sabotar o seu crescimento.

Imagine agora uma pessoa que deseja ser um empreendedor, que veio pra esse mundo com essa vocação. Mas seus pais são funcionários publicos e passaram a vida inteira falando que o concurso é o único caminho seguro pra ter uma vida e renda tranquila. Esses pais sempre mostram os exemplos dos autônomos e empreendedores que se deram mal na vida. Então, essa pessoa pode sabotar suas tentativas de se tornar um empreendedor por que seu inconsciente estará tentando lhe proteger de todos os perigos de não ser um funcionário público.

O mesmo mecanismo sabotador de proteção pode acontecer também por medo da inveja. O sucesso muitas vezes está negativamente associado ao medo de atrair pessoas aproveitadores, invejosas e interesseiras. Quando alguém se destaca em qualquer coisa que seja, sempre haverá quem admire e queira ajudar, e também quem sinta inveja e queira atrapalhar o seu caminho. Então, por medo de sofrer e sendo alvo da inveja, muitas pessoas sabotam o próprio sucesso. Mais uma vez o seu inconsciente entra em ação para lhe proteger dos perigos.

Problemas na nossa autoestima também nos farão criar mecanismos de proteção sabotadores. Pontos fracos na autoestima nos levam a ter medo de criticas e de rejeição. Nesse caso você começa a evitar se expor, crescer, se destacar, ou simplesmente se relacionar socialmente. Assim o seu inconsciente o mantém seguro na sua zona de conforto. Em tese, isso poupa você do sofrimento, mas acaba evitando o seu desenvolvimento como pessoa.
Andre Lima
**********
A forma de se eliminar esses mecanismos é através da liberação das emoções e crenças limitantes pode ser a Constelação Familiar ou o conhecimento das leis mentais que regem nossa vida, por exemplo. 
A simples "vontade de mudar" é o início do caminho. Se existe uma abertura interna, uma predisposição para tal, com certeza a solução aparecerá.
Sua vida é resultado de seus pensamentos. Precisamos ter fé. Nossos desejos podem sempre ser atendidos. O Pai envia bençãos a todas as pessoas assim como o Sol, que fornece luz e calor aos bons e maus, ou como a chuva, que cai sobre justos e injustos. 
O fundador da seita Konko também disse: "mesmo sem pedirmos, ja recebemos graças"e "a graça está na nossa mente" ou "a graça que ja nos foi dada" e a que "recebemos na proporção em que acreditamos" é bastante sutil. Se não temos gratidão, por exemplo, ao ar que recebemos todos os dias de graça, à vida que recebemos de nossos pais, aos nossos cinco sentidos perfeitos etc... como poderemos receber mais? Não cabe em nossa mente...pois ela está cheia de reclamações em nosso dia a dia.
Você está agradecendo? Pense nisso!
Tais

domingo, 7 de setembro de 2014

O Direito


"Quando dizemos “Isso é meu direito” ou “Tenho direito a isso”, tomamos posse de algo como se nos pertencesse.


Consideramos como propriedade nossa aquilo que adquirimos com nossos esforços ou com nosso dinheiro e o reivindicamos diante de outras pessoas. Esse direito é protegido por uma ordenação jurídica que regula a convivência pacífica, no que toca às relações de propriedade.

Esse direito, porém, é muito frágil. Quando uma tempestade atinge a casa que adquirimos e destrói o seu telhado, percebemos quão pouco ela nos pertence. Quando outras pessoas passam por minha casa, ela também lhes pertence. A admiração deles nos alegra, pois não podemos e não queremos ter a casa exclusivamente para nós.

Observamos o mesmo nas pessoas que adquirem uma coleção de quadros. Só desfrutam realmente dela quando também é vista por outras pessoas. Por isso, muitas vezes providenciam logo o acesso do público a essa coleção.

Seja como for, toda reivindicação de direitos cessa com a morte.

No convívio humano, o intercâmbio entre o dar e o tomar é regido pela necessidade de equilíbrio. Por conseguinte, quando fazemos algo por outros ou lhes damos alguma coisa, esperamos que nos retribuam, pelo menos com reconhecimento e gratidão. Sentimo-nos no direito de reivindicar alguma coisa. Quando esse direito não é reconhecido, sentimos isso como uma injustiça. E a outra pessoa também sente que infringiu uma regra básica da convivência. A reivindicação de uma parte é sentida como direito, e a recusa da outra em satisfazê-la é experimentada como injustiça.

É estranho que as pessoas reivindiquem direitos sobre seus conhecimentos e mesmo sobre suas opiniões, como se devessem ser respeitadas como propriedade sua. É o que se poderia chamar de “mania de ter direito”.



Essa atitude pode ser comparada à de uma criança que, ao ver o mar pela primeira vez, enche de água seu baldinho e o leva aos seus pais, dizendo: “Agora o mar é meu”.


Nem mesmo com cem mil baldinhos, pertencentes a outras tantas pessoas, tirariam qualquer coisa do mar. Quem possui o mar mais profundamente, mesmo sem tocá-lo é aquele que, diante dele, permanece em contemplação e sem desejo de posse."

Bert Hellinger
**********