domingo, 25 de agosto de 2013

Apagar o Rádio Interior



"Aprender a saborear as pequenas felicidades cotidianas e criá-las. Sabes como deter o incessante rádio do pensamento para fazê-lo. Sabes que se o rádio interior seguir funcionando, não podes fazer nada. Porque há um discurso mental incessante que transcorre dia e noite em tua mente. 

Pensas no passado, invocas o passado, temes o futuro e o pensar continua. Tomar todo o teu espaço e não tens tempo de viver a tua vida. É muito importante deter o rádio interior, o pensamento incessante. Porque essa é a prática de ruminar. Comes e mastigas uma e outra vez teu sofrimento, tua preocupação, e isso não é bom para a tua saúde. Deverias poder ajudar-te a não seguir comendo a sua própria consciência. 

O quarto alimento trata disso. A consciência como alimento. Em tua consciência há sofrimento, arrependimento, dor etc... tens o costume de reavivá-los do fundo da consciência e mastigá-los uma e outra vez. Isso não é saudável. Não é comida saudável. Deter o discurso mental é muito importante na prática.

É curioso que em Plum Village não só não bebemos álcool, nem comemos carne, também aconselhamos não falar e não pensar. Porque se falas ou pensas enquanto caminhas, permites que o rádio siga funcionando e és sua vítima. És vítima do passado, do futuro, das preocupações. Não vives tua vida. 

Para viver a tua vida tens que parar o rádio interior. O discurso interior. Como podes desfrutar de teus passos se permites que o rádio siga funcionando? Por isso é muito importante deter o rádio interior. Sentir mais que pensar. 

Quando tocas a terra com teus pés, deves poder sentir. A sensação pode trazer-te sabedoria. Concentra-te nessa sensação: oco a mãe terra com o meu pé esquerdo. Ao instante tocas todas as maravilhas da vida disponíveis durante o momento no qual tocas a terra com teu pé esquerdo. E tens uma maravilhosa sensação de alegria. De bem estar. 
Ao fazer isto, podes deter o pensamento. Deixar de pensar para fazer isto, fazer isto para deixar de pensar. Sentir em vez de pensar é a tua prática. Sentir teu corpo. Ser consciente de cada sensação. Abraçá-la. Essa é a tua prática. E a cura é possível. 

Proporciona-te comida sã. Não mastigas uma e outra vez o teu temor, pena, ira, o que não é bom para a tua saúde. Começa a receber a comida sã que mereces. E a Sangha que te rodeia está aí para recordar-te a prática. Assim que aprendes a caminhar com alegria e felicidade. 
A meditação caminhando não é trabalho duro. Não é um dever que tens que cumprir. É uma oportunidade de criares momentos de felicidade. É uma boa oportunidade de criares momentos de felicidade e curar. Meditação caminhando. Tanto se caminhas com a Sangha ou caminhas só. Se caminhas com a Sangha te beneficias da energia coletiva. Irradias energia de paz e plena consciência. E lembras aos demais que caminhem como tu. 

Qualquer momento de prática pode curar e ajudar aos outros a se curarem. Não só a ti ajudas aos outros a se curarem. É precioso ver um irmão ou irmã caminhar consciente e feliz em um campus. É muito nutritivo e curativo. Assim que bem caminhes com a Sangha ou só, teus passos são muito importantes para os outros. Quando vens aqui, ao verdes caminhar assim tens fé na prática, no Dharma. 

Quando comes dever haver uma forma de comer que faça com que cada momento seja curativo e nutritivo. não só te alimentas com a comida, senão também da Sangha. Porque sentados comendo juntos geramos energia de plena consciência, energia coletiva de plena consciência e fraternidade. E isso é muito saudável, muito curativo. Ao comer assim, deténs o pensamento e te fazes consciente dos membros da Sangha ao redor. Cada um gera energia de paz, fraternidade. Isso é curativo, é comida boa. Comer juntos é uma prática. Não é trabalho duro, um dever que cumprir. 

Também a meditação sentada. A meditação sentada é uma oportunidade de curar, de criar momentos de alegria também. Num momento no qual hás que estar aí esperando que soe a campainha que anuncie o final da meditação. Não, isso seria uma perda. Um desperdício. São momentos escassos, preciosos. Tu não tens tempo de sentar-se assim para não fazer nada. Consideram-no antieconômico. Um luxo. O tempo é dinheiro. Porém sabes que sentar-se pode ser muito curativo. Tens que aprender a desfrutar de cada momento sentado, como respirar para que cada momento sentado seja nutritivo e curativo. Se o sabes esse programa estará feito por ti, não imposto para um partido político. Ou pelo rei. É a Sangha que tem criado esse programa, para que empregues bem esse programa para tua transformação e cura. Ninguém te impõe o programa, nem sequer Thây. O programa tem sido desenhado por toda a Sangha para que todos tenham a mesma oportunidade de transformar-se e curar. Não deves te queixar de que o programa é desenhado apertado. Só os principiantes necessitam de um programa apertado. Essa é a razão de ser de um praticante: ter um programa. Sabes que fazê-lo com a Sangha, é melhor, mais fácil, agradável. A campainha, a Sangha que vem à meditação, estão nos ajudando. É de grande ajuda todos irem à meditação sentada. Assim, tu vás à meditação, é muito natural. Não tens que te esforçares."
Thich Nhat Hanh

Ao colocar este texto, minha intenção é chamar a atenção de vocês para pequenas coisas que podemos fazer no dia-a-dia, trás positividade e é muito simples:
Caminhar consciente e desligar o "radio" interior. Se coloco atenção em meus pés...o rádio desliga-se rapidinho. A mente só pode estar em um lugar. Com isso aproveito um momento simples para sentir este corpo maravilhoso, cheio de recursos e que recebi de graça.
Tenho experimentado já ha muito tempo, como é possível, com esta prática, desligar-se daquilo que não nos é essencial - a preocupação. Quando relaxo a mente, posso desfrutar das coisas simples e que dão muito prazer.
A Meditação, seja ela qual for, Shinsokan, Gurdjieff, Budista...não importa, elas nos deixam livres para receber inspiração, idéias e soluções... ou apenas para receber o alento de estar em silêncio!
Mas é necessário a prática para que isso possa acontecer. Se você realmente quiser, a oportunidade aparecerá em sua frente: agarre-a...ou continue onde estás!
Boa semana
Tais

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Retornando à Fonte


"A cada dia de nossas vidas precisamos realizar uma escolha fundamental: se vamos lidar com os problemas e dificuldades de modo derrotista ou, ao contrário, fazer o que for preciso para que eles se dissolvam rapidamente.

Embora esta não seja uma tarefa fácil, podemos conseguir êxito, se nos mantivermos plenamente conscientes da sabedoria que reside dentro de nós. Ela emana de nosso verdadeiro Ser e é parte indissociável da energia primordial que deu origem a tudo o que há.

Se somos um com o Todo, basta apenas que façamos a conexão para que nossas decisões reflitam a harmonia existente na natureza. Ocorre que a maioria de nós sequer consegue perceber a beleza e o esplendor que existe ao nosso redor.

Nossos olhos e mentes somente conseguem focar-se na desarmonia, fazendo com que a vida se apresente num estado constante de carência e vazio.

Enquanto não formos capazes de transmutar essa percepção e descobrir dentro de nós a fonte de poder, de paz e de êxtase que todos carregamos, seguiremos à espera do milagre que já aconteceu. Somos este milagre, ele já está em nós, mas a atenção direcionada para o exterior nos impede de reconhecê-lo.

Voltemos nossos olhos e corações para a nossa interioridade. É lá, no silêncio, na quietude e na ausência total de metas e objetivos, que poderemos finalmente retornar à Fonte."

Elisabeth Cavalcante 


"Há dois tipos de criadores no mundo: um tipo de criador trabalha com objetos -um poeta, um pintor- eles trabalham com objetos, eles criam coisas, o outro tipo de criador, o místico, cria a si mesmo. Ele não trabalha com objetos, ele trabalha com o subjetivo; ele trabalha a si mesmo, seu próprio ser. E ele é o verdadeiro criador, o verdadeiro poeta, porque ele faz a si mesmo uma obra-prima.
Você está carregando uma obra-prima escondida dentro de você, mas você está parado no caminho. Basta mover-se para o lado, em seguida, a obra-prima será revelada.

Todo mundo é uma obra-prima, porque Deus nunca dá origem a nada menos do que isso. Todo mundo carrega a obra-prima escondida por muitas vidas, sem saber quem são, e apenas tentando na superfície tornar-se alguém.

Abandone a ideia de ser alguém, porque você já é uma obra-prima. Você não pode ser melhorado. Você tem somente que vir a conhecê-la, realizá-la. O próprio Deus criou você, você não pode ser melhorado.

Aqui, eu não estou ensinando você a melhorar sua vida - não, eu não. Estou simplesmente ensinando você a conhecer a vida que já existe, que tem sempre estado aí, que já é o caso.

Apenas coloque-se de lado, então, os seus olhos não serão preenchidos com o ego, o seu ser não está nublado, o céu se torna aberto. De repente, não somente você, mas toda a Existência diz: uma obra-prima!"
Osho
********** 
Li há algum tempo uma passagem onde Henry Ford era entrevistado por um jornalista que lhe disse que conseguia imaginar o tanto que ele havia lutado para chegar onde chegou, pois era muito pobre.
A esta colocação, Henry Ford reagiu de maneira muito enfática dizendo que ele nunca fora pobre, pois todos nós ( e ele também) quando nascemos já somos possuidores de muita riqueza. 
Somos filhos de Deus, portanto temos tudo, basta fazermos nosso exercício diário de acessar essa força de que somos dono.
          "São diversos os nomes dados a essa substância espiritual onipresente no Universo. Jesus Cristo chamou de Reino do Céu; Moisés, de Jardim do Éden; e a ciência chama de éter. Nós vivemos dentro dela, como os peixes vivem na água , e ela vive dentro de nós, provendo-nos de todas as coisas, de acordo com o nosso pensamento."
Masaharu Taniguchi - livro Chave da Provisão Infinita
Vamos escolher melhor nossos pensamentos? Eles são corpúsculos espirituais que trabalham em favor deles...
Boa semana
Tais
Obs: Desculpas pela não publicação no dia usual (recebe emails cobrando...) mas estive em um Seminário ( me abastecendo de positividade- foi maravilhoso) e posto hoje esta mensagem muito simples...mas cheia de Verdades. Obrigada

domingo, 11 de agosto de 2013

Qual é o propósito da sua alma?


O propósito da alma!? 
Nós somos almas vivenciando uma experiência na matéria. Sabemos disso, claro!

O que isto significa na prática? Já pensaram? Já refletiram?

Somos a nossa alma, antes de ser um corpo encarnado neste plano. E nossa alma veio até aqui com certo propósito. Se assim não fosse, o que estaria nossa alma fazendo aqui?!?

Porém, quando aqui chegamos, encontramos a matéria. E como experienciá-la?

Temos o corpo físico a serviço da alma! Temos a matéria que está a serviço do propósito da alma!

E... acho que nos perdemos um pouco no meio do caminho! E passamos a nos identificar com o corpo, com a matéria.

E começamos a imaginar que o propósito de nossa existência está no corpo e na matéria.

Criamos o propósito da matéria, totalmente desligado do propósito da alma!

Invertemos a ordem e assim ... perdemos o propósito da alma!

Além disso, tendemos a copiar os propósitos criados por outros, colocando o nosso principal foco no externo, e assim... perdemos o propósito da alma! Começamos a crer que existe certo e errado em nossas atitudes e nos obrigamos a seguir modelos externos.

E seguir modelos externos nos coloca totalmente fora do nosso Real propósito.

Passamos a sofrer, porque desligar-se do propósito Maior da nossa alma nos traz uma sensação de vazio, de um viver sem sentido, de dificuldades e uma busca em vão do preenchimento através dos objetos, das pessoas, das situações...

Desta forma, quando o que está fora não está bom, também não estamos bem!

E por que isso acontece? Porque o propósito criado a partir do foco invertido (de fora para dentro) envolve o ego e o ego não nos preenche completamente.

Invertemos a ordem e no fundo do nosso Ser sabemos que não estamos dentro do propósito da alma. Frustração e vazio é o que sentimos quando nosso propósito Maior não consegue se manifestar.

Nos perdemos tanto que já não sabemos mais o propósito da nossa alma!

Como saber qual é o propósito da nossa alma?

É chegado o momento de redescobrirmos a essência e os objetivos da alma em cada momento e em cada experiência!

O propósito da nossa alma é em primeiro lugar vivenciar a felicidade. Onde você encontra felicidade, estímulo, alegria, vontade de viver... é onde está o propósito da alma! O propósito da alma está no nível mais elevado do Ser. O propósito da alma está dentro e não fora.

Quando fazemos o que não gostamos, estamos fora do propósito da alma.

Quando nos sentimos infelizes em certos lugares, em certos relacionamentos, estamos fora do propósito da nossa alma.

Quando nos submetemos a limites e sofrimentos, estamos fora do propósito de nossa alma.

Quando nos julgamos e nos criticamos, estamos fora do propósito da alma.

Quando julgamos e criticamos outros, estamos fora do propósito da alma.

Quando tudo está travado e bloqueado, estamos fora do propósito da nossa alma.

O propósito da alma é nobre e não está submetido às leis do ego e da matéria.

O propósito da alma é nobre e inclui vivenciar a matéria com todas as suas possibilidades, aprendendo a dominá-la, e não abandoná-la! E dentro desse propósito de alma não há certo ou errado. Há apenas o propósito da alma que está sempre no nível mais elevado do Ser. E desta forma, não há como posicionar-se de forma "errada"!

Quantas vezes deixamos de seguir o impulso da alma rumo a seu propósito simplesmente porque o julgamos errado, ou sentimos vergonha ou mesmo nos comparamos com outros!?

O momento agora é religar-se com o propósito da alma! Porque o planeta não suporta mais pessoas infelizes. E nossa alma também não suporta mais experiências que levam ao sofrimento. E tornar-se feliz tornou-se uma necessidade planetária! Apenas pessoas sentindo-se felizes e realizadas, que consigam manifestar o propósito da alma conseguirão abrir-se para o Amor que a alma possui como característica inerente a Si mesma e contribuir efetivamente para a elevação do planeta como um todo! Apenas pessoas felizes conseguirão projetar energias mais elevadas ao seu redor!

Para religar é preciso que olhemos para nós mesmos e para tudo ao nosso redor de um nível mais elevado, buscando aquilo que nossa alma pede para sermos felizes, onde o foco principal é o lado interno e nobre do Ser, sem ego e sem limites.

É preciso coragem nessa mudança, porque teremos que fazer diferente. Teremos que nos perguntar: "O que gosto de fazer?" E partir para a ação em busca do lado gostoso da vida, deixando de lado as crenças que estão nos limitando e nos tornando infelizes!

"Comer o pão que o diabo amassou, há que trabalhar arduamente, trabalho e prazer não se combinam, relacionamentos são difíceis, Deus e dinheiro não se combinam..." (Não é assim que se fala por aí?) e tantos outros limites que nos impusemos!!

Lembre-se que estamos aqui para vivenciar a matéria e não abandoná-la ou mesmo sofrer nela ou por ela! Se fosse para abandonar a matéria, não estaríamos aqui, concordam? Porém, temos que nos reposicionar diante dela, colocando as coisas em seus devidos lugares!

Já que o propósito Maior da alma é experienciar a matéria, será que não deveríamos nos posicionar com alegria, usufruindo dela e aprendendo tudo de bom que esta experiência pode nos proporcionar? Sem limites, carências e sofrimento!?

Vamos encontrar o propósito da nossa alma? Vamos buscar a felicidade?
Tania Resende

***********
"Será que até agora você não foi demasiadamente descuidado no manejo de sua mente? Zangou-se quando quis, folgou quando sentiu preguiça, ficou melancólico quando se entristeceu com algo...Será que não vem levando uma vida por demais desordenada?
       Viver assim é o mesmo que esculpir sem cuidado seu próprio destino, ou derramar tinta desastradamente na tela do ambiente. Quem vive desse modo é natural que se torne infeliz. Queixa-se por não conseguir ser feliz, mas não percebe que está pintando sua vida com os olhos fechados. Então, como é possível pintar a obra-prima que é sua própria vida, mantendo a mente tão descuidada? Toda atenção em cada pincelada é pouca quando se maneja o pincel da mente. Tal como o pintor observa atentamente cada pincelada, devemos viver prestando a máxima atenção em nossa mente, para que o pincel mental não deslize com imperfeição."
Do livro Dinamize sua Capacidade - Masaharu Taniguchi
Nossa mente é muito poderosa...e aquilo que pensamos é exatamente o que se realiza: sou pobre, fracassado-----> serei pobre e fracassado. Pense nisto e mude sua tela!!!!!
Descubra seu propósito e seja positivo.

Hoje é dia dos pais. Abrace-o, agradeça a Vida, diga que o ama... e se ele não estiver presente fisicamente - não faz mal - reserve um lugar à mesa e fale com ele mentalmente. Agradecimento aos pais e aos antepassados é como água em uma planta. Ficamos fortes e prósperos. Bom domingo!
Tais

domingo, 4 de agosto de 2013

A Força de um Sorriso

 

Meu coração tem estado cheio de gratidão à Vida Maior por ter neste exato momento trazido o Papa Francisco ao Brasil! Emociono-me muito com o poder da fé, da humildade e do amor, que ilumina os olhos de todos os que há pouco choravam de dor e acende a esperança em dias melhores e mais fraternos.

Que belo exemplo de como se pode acender uma luz, dado por um homem apenas. Não é só um papa que nos visita - é o Papa Francisco, com sua espontaneidade, sua simplicidade, sua forma despojada de vivenciar um cargo de tanta responsabilidade e complexidade!
Logo nesses dias em que o nosso povo abriu os olhos para a força que possui ao reivindicar uma postura mais honesta e digna daqueles que foram eleitos para nos proteger, para trabalhar pelo social, momentos fortes e cheios de esperança mesclada de decepção pela pífia reação que até agora provocaram...

Enfim, merecíamos receber esta visita, pois ela desencadeou em todos, católicos ou não, um sentimento doce de fraternidade, de que somos ainda capazes de crer em um Pai bondoso que nos ama e que está providenciando a resolução de tantos problemas como os que afligem uma humanidade espremida pela corrida gananciosa de sempre mais poder material, quando se esquece que o que vale realmente a pena se obtém muitas vezes apenas com um sorriso vindo do coração. Foi assim que, emocionada, eu ouvi um jovem, ao ser entrevistado dizendo que o Papa Francisco falaria fácil com todos, de qualquer parte deste planeta, através da linguagem do sorriso!

Como faz bem deixarmos o coração vibrar solto, aberto, honestamente, tocado pela fé num Pai em quem confiamos, que sabemos ser digno de todo o nosso amor - sem traições, sem mentiras, sem tramoias, sem segundas intenções.

O Brasil está sendo abençoado porque temos um povo que sofre, mas sabe amar! Somos uma pátria coração, onde a ternura e a alegria verdadeira fazem parte de nossos dias. Viva o Brasil! Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. Chico Xavier, antes de desencarnar afirmou que esta era realmente a nossa destinação, se os políticos deixassem...

Jesus há de nos fortalecer e essa vinda do Papa Francisco justo neste momento é pra mim um sinal muito claro de que venceremos! Encontraremos um caminho amoroso e fraterno para um viver mais feliz! Seremos exemplo para nossos irmãos de todos os cantos deste lindo planeta azul!

Uma andorinha só não faz verão... Será? O amor que alguém vibra, seja ele quem for e esteja onde estiver, reverbera rapidamente e soa como milhares de trombetas, acordando todas as consciências, mesmo as mais longínquas.

Se quisermos ajudar o Brasil e o mundo, façamos o que fizermos com amor e desprendimento. Seja lá o que for. Não interessa tanto a importância que tenha, mas a qualidade que colocarmos no que fizermos. E nosso trabalho será abençoado, semeará luz nas consciências, acordará os que estiverem ainda dormindo, enfeitará de alegria os olhares mais tristes de nossos irmãos, sejam eles quem forem.
O coração brasileiro vibra mais uma vez! E suporta a espera longa, a falta de comodidade, o frio, a chuva, apenas para poder se expressar. E isto é muito comovente e demonstra a força deste nosso povo querido e da juventude de todo o mundo que ainda não se corrompeu.
Quem sabe amar vence e vencerá sempre! Vamos em frente, com a força de nossa fé no Pai que nos criou e que certamente apoia os sentimentos puros de nossos corações.

Não desanimemos. Mesmo que seja difícil, continuemos caminhando com o Amor nos alimentando e muito antes do que esperamos, saudaremos uma nova aurora de Luz para a nossa casa planetária, cansada de tantos desatinos.
Pois o Amor suplanta uma multidão de pecados, disse-nos o Mestre querido e Ele está no leme de nosso barco.

por Maria Cristina Tanajura


***********
A gratidão é um dos poucos caminhos que nos levam à provisão infinita (emocional, familiar, financeira etc...)
Como receber algo se não agradecemos o que recebemos todos os dias? O coração bate sem esforço algum, o estomago funciona, o ar está disponível para todos...enfim! São bençãos que recebemos diariamente...e onde está a gratidão a tudo isto?
Obrigada...muito obrigada!
A reconciliação com o todo e o tudo também é essencial; Agradece a pátria, agradece a teu pai e a tua mãe, agradece aos filhos, aos empregados. Agradece a todas as coisas do céu e da terra.
Somente dentro deste sentimento de gratidão é que receberemos integralmente tudo que nos cabe desde o nosso nascimento.
Taís